O que as empresas procuram num candidato?
4 de Julho de 2022
Com a crescente competitividade do mercado, existe claramente a necessidade de teres um currículo que se destaque, posicionando-te acima da concorrência, de forma que possas ser considerado como um valor adicional à organização.
Mesmo os atributos ou as competências que julgavas que não terem tanto impacto, podem ser uma mais valia se os apresentar perante o teu empregador. Caso ainda te encontres no ensino superior, este é o momento ideal para começares a criar a tua rede de contactos e a planeares o teu percurso profissional. Vamos dar-te algumas dicas sobre aquilo que as organizações mais procuram num(a) candidato(a).
Formação relevante
Uma formação profissional com relevância é a primeira característica que as empresas procuram num candidato. Este ponto é de extrema importância pois consoante os requisitos da oferta de emprego, o que se pretende será um enquadramento entre as competências profissionais com o que é realmente necessário para uma boa performance do cargo.
Visão estratégica do mercado
Devido à instabilidade do mercado, os profissionais precisam de ter uma visão clara sobre a realidade da área em que atuam. Propor ideias pouco fundamentadas, apenas para agradar ou que não estejam alinhadas com o tipo de negócio ou de tarefas desempenhadas, não trarão qualquer benefício ao crescimento de um profissional. Por isso, é essencial que estejas atento a toda a perspetiva macro e micro do meio laboral onde estás inserido. Procura obter informação atualizada em fontes diversificadas e com boa reputação.
Se te candidataste a uma nova função recentemente, poderá ser vantajoso teres algum conhecimento sobre a empresa, a sua concorrência e o seu mercado.
Adaptação e flexibilidade
As necessidades dos clientes mudaram, as estratégias das empresas também e um profissional que não se enquadre neste não se enquadra no futuro das organizações.
Um profissional flexível é aquele que sabe lidar com os obstáculos de forma assertiva, que sabe usar os recursos da organização e propor ideias diferentes para os ultrapassar. Além de compreender os riscos, trabalha para gerar bons resultados, através de estratégias inovadoras.
Resiliência
Entrar numa empresa e esperar que não apareçam situações adversas é apenas uma utopia. A resiliência é, provavelmente, das soft skills mais procuradas. Isto não significa que tenhas de aceitar tudo aquilo que te propõem, mas que deves encarar os desafios com uma atitude otimista, com alguma resistência ao stress e à pressão, mantendo-te disponível para receberes feedback em prol do teu desenvolvimento profissional e pessoal.
Mente criativa e inovadora
Além das skills técnicas, fundamentais para o desenvolvimento das tarefas, ter uma mentalidade de problem solver permite tornar toda a operação mais eficiente, o que na prática significa reinventar métodos de trabalho mais inovadores e sustentáveis.
Um profissional criativo explora novas ideias que podem aumentar a competitividade e consequentemente gerar mais resultados para a empresa. Aposta na expansão dos teus horizontes e na tua capacidade de inovação!
Capacidade de liderança
As empresas têm-se concentrado na contratação de profissionais que possam não apenas crescer nas suas funções, mas também assumir outros níveis de responsabilidade. Num período de crise, como o que vivemos, esta visão torna-se ainda mais evidente, já que a rotatividade de profissionais só traz custos desnecessários.
Um profissional que se diferencia com a sua característica de liderança, transmite confiança nos seus processos de tomada de decisão, compromisso para com o seu trabalho e a sua empresa, é capaz de motivar as equipas, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e promover um bom relacionamento social.
Bom relacionamento interpessoal
Por mais completa e sólida que seja a tua formação e experiência, não seres capaz de trabalhar em equipa, poderá impedir-te de alcançares o teu máximo potencial.
Profissionais que mantêm um bom relacionamento interpessoal, num ambiente de harmonia, são admirados e conseguem construir um meio social agradável e propício a alcançar novos resultados.
Valores compatíveis com os da empresa
As empresas tendem a procurar profissionais que estejam em linha com a sua filosofia, missão e valores. Ética, responsabilidade social, compromisso ambiental e até a imagem pessoal, são aspetos importantes a ter em consideração para quem pretende integrar o mercado de trabalho.
Logo que te contactem para uma entrevista de emprego, é imprescindível que realizes uma pesquisa mais profunda sobre a realidade corporativa da empresa, qual o seu posicionamento no mercado, os seus projetos, em que áreas atua, etc.
Artigos populares
O que é Outsystems e como está a transformar o desenvolvimento de software
Java - O que torna esta linguagem tão popular entre programadores?
A importância das boas práticas na programação em .NET
Linux: um sistema operacional versátil e poderoso
COBOL - Será esta linguagem relevante nos dias de hoje?
Implementar um sistema de Business Intelligence