O que é o ChatGPT, como funciona e em que é utilizado
6 de Março de 2023
O que é o ChatGPT?
Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural cujos pilares tecnológicos assentam em modelos de Inteligência Artificial. Na sua plataforma é possível ter conversas como se de um humano se tratasse do outro lado, sendo que o principal objetivo deste sistema é ajudar os utilizadores a responder a perguntas, tarefas, entre outras utilizações. Foi em 2018 que o ChatGPT viu introduzida a sua primeira versão, baseado no GPT-3, sendo o terceiro modelo fruto de um projeto de processamento de linguagem natural. Conhecida agora pelo seu mais recente lançamento no mercado, a Open AI foi fundada em 2015 por alguns nomes conhecidos, entre os quais Elon Musk.
Em que pode ser utilizado o ChatGPT?
Escrever emails
Se é comum enviar e receber bastantes e-mails por dia, o ChatGPT poderá ser uma ferramenta que vai impulsionar a sua escrita, elevando os seus níveis de produtividade. Com o contexto apropriado e a informação clara sobre o que é pretendido, passa a ser possível redigir, de forma muito semelhante a um humano, um texto para envio via e-mail.
Atualizar o currículo e a carta de apresentação
Se o objetivo é a procura de emprego, um dos pontos chave será o envio de candidaturas e de cartas de apresentação cuja personalização poderá ser fundamental para captar a atenção de que as analisa. Também nestas tarefas, esta ferramenta baseada em AI poderá ser um forte contributo uma vez que permite a escrita de textos para documentos, ajustados às necessidades de recrutamento de quem os irá ler.
Explorar e entender temas complexos
Existem tópicos cuja pesquisa ativa pela sua resolução poderá, mesmo assim, suscitar dúvidas, não ficando por isso esclarecidos na sua integridade. Mais intuitivo do que obter várias respostas a um dado tema a fim de construir uma definição que poderá ou não ser a mais esclarecedora, o ChatGPT permite explorar temas e obter uma narrativa cuja compreensão poderá ser absorvida até por uma criança, mantendo ainda assim o rigor científico necessário.
Criar conteúdo em qualquer idioma
Para os profissionais do marketing ou de outras áreas, cuja rotina passe também pela criação de conteúdo, o ChatGPT poderá ser um excelente parceiro para os dias em que seja necessária uma inspiração ou uma ajuda adicional, não existindo inclusive barreiras linguísticas.
Resolver problemas matemáticos
Até mesmo os mais complexos problemas matemáticos ou de álgebra terão uma resposta efetiva, que são, naturalmente, fundamentadas pela capacidade de raciocínio que a Inteligência Artificial do ChatGPT permite.
Programar, testar e debugging de código
Seja um programador júnior ou com alguma senioridade, o mais certo e comum acontecer é existirem bugs no código, cuja origem esteja muitas vezes numa vírgula, ou num outro elemento em falta ou mal atribuído. Com o ChatGPT é possível fazer debugging do código ou até mesmo escrever fragmentos inteiros de raiz.
Entre outros…
Benefícios na utilização do ChatGPT por empresas
Incremento de produtividade
Numa era em que o frenesim no meio empresarial é constante, muito por causa do impacto da tecnologia e a forma como procurou estabelecer as rotinas com menor esforço, do ponto de vista de recursos humanos e financeiros, existe uma procura contínua e insaciável por novos métodos de elevar os padrões de produtividade das organizações. Desta forma, o ChatGPT permite uma rápida resposta aos clientes, sem que seja necessário alocar colaboradores a temas que os poderão desviar das suas funções principais.
Redução de custos operacionais
Uma vez implementada uma solução tecnológica deste tipo, poderá ser verificada uma redução considerável dos custos, já que os recursos humanos estão afetos a tarefas que realmente necessitam da sua intervenção e onde há espaço para agregar valor humano.
Aumento dos níveis de satisfação
Por todo o mundo, existem empresas que começaram a aliar às suas estratégias de serviço ao cliente este tipo de solução, pois permite integrações com os seus sistemas e CRMs, o que na prática significa ter um atendimento personalizado, rápido e mais próximo da interação humana possível.
Automação de tarefas de rotina
Existem tarefas que geram mais valor que outras. O essencial será encontrar o equilíbrio entre aquilo que é o investimento num sistema, processo ou rotina e efetivamente aquilo que dela resultará, como retorno do mesmo. O futuro poderá passar pela automatização de tarefas e rotinas repetitivas que consomem mais tempo às equipas.
Compatibilidade com vários idiomas
Para negócios cujas operações vão além-fronteiras, não existem barreiras linguísticas com o ChatGPT, uma vez que a plataforma permite a compreensão de textos e expressões idiomáticas em várias línguas. Mesmo quando a tradução de apenas uma palavra possa representar uma adversidade a nível semântico, é possível extrair o significado original de um texto.
Capacidade de projeções de negócio futuro
Recorrendo a este tipo de ferramenta, será possível munir o seu negócio de uma capacidade de compreensão de dados não estruturados, com o objetivo de retirar um sentido real sobre uma determinada variável em análise. Na prática, através de mecanismos de análise preditiva, tem a capacidade de prever cenários prováveis para o futuro e assim desenvolver e implementar estratégias em conformidade, para tomadas de decisão de negócio mais conscientes.
Qual a diferença entre o ChatGPT e um motor de busca?
São ferramentas totalmente distintas, com propósitos igualmente distintos. Contudo, conhecendo as finalidades de cada uma, poderão ser ambas utilizadas para trabalhos e pesquisas mais eficientes. Por um lado, ChatGPT é um modelo linguístico cujo desenvolvimento foi pensado para possibilitar uma conversa fluída com o utilizador final, sendo que não permite pesquisar por resultados na web. Por outro, um motor de busca indexa milhares ou até mesmo milhões de resultados, cuja informação obtida através de modelos de machine learning e algoritmos altamente desenvolvidos, tem como objetivo estar o mais próximo possível da resposta válida que um utilizador procura.
Quais são as verdadeiras limitações e desafios do ChatGPT para o futuro?
Embora seja uma tecnologia que vem realmente revolucionar os espaços de trabalho, não deixa de ter as suas limitações e desafios para o futuro.
Capacidade de raciocínio e criatividade humana
Uma ferramenta com este potencial deverá ser associada ao pensamento e análise crítica humanos, juntamente com uma componente criativa, que só os humanos poderão reunir. Assim, o foco não deverá residir tanto na possibilidade deste tipo de tecnologia substituir a intervenção humana nos espaços de trabalho, mas sim como poderão estes beneficiar com este tipo de ferramenta de AI.
Dependência de grandes volumes de dados
A disrupção tecnológica proporcionada por este tipo de avanço digital está diretamente relacionada com a quantidade e qualidade de informação disponível. Em termos práticos, significa que os modelos necessitam de um grande volume de dados para serem treinados, podendo os resultados ficar comprometidos na ausência de informação suficiente.
Probabilidade de interpretações erráticas
O uso indevido da informação ou da plataforma poderá originar más interpretações, conduzindo eventualmente a consequências negativas no desenvolvimento e na perceção da imagem de marca de uma empresa.
Questões sobre privacidade e segurança da informação
As informações transacionadas através da plataforma do ChatGPT são encriptadas e armazenadas localmente com base numa política ativa de gestão de dados pessoais, com o intuito de colaborar de forma contínua a fim de não cair no domínio de terceiros. Contudo, a sustentabilidade da plataforma para o futuro está dependente de uma constante gestão de grandes volumes de informação, sendo essa a base para alcançar melhores resultados através dos modelos de AI, podendo ser um verdadeiro desafio estrutural para o futuro.
Como pode o ChatGPT mudar os espaços de trabalho?
Esta será sem dúvida uma das questões mais pertinentes entre profissionais um pouco por todas as áreas e setores de negócio. Embora o acesso a uma ferramenta com este nível de disrupção tecnológica seja agora democratizado, não é expectável que os espaços de trabalho sofram alterações de maior relevo. Pode, contudo, existir um maior equilíbrio entre humanos e a máquina, na medida em que esta tecnologia permite uma estreita colaboração em que as tarefas de rotina e os processos repetitivos podem agora ser delegados, transportando o foco para outros que requerem o pensamento crítico, a emoção e a criatividade humana, melhorando desta forma o desempenho geral dos colaboradores.
Artigos populares
O que é Outsystems e como está a transformar o desenvolvimento de software
Java - O que torna esta linguagem tão popular entre programadores?
A importância das boas práticas na programação em .NET
Linux: um sistema operacional versátil e poderoso
COBOL - Será esta linguagem relevante nos dias de hoje?
Implementar um sistema de Business Intelligence